Pular para o conteúdo

Pele do homem: dermatologista fala sobre cuidados fundamentais

A médica Daiane Saldanha aponta também quais os procedimentos mais procurados, as patologias mais recorrentes em seu consultório e ressalta o que não deve ser esquecido no cuidado com a pele

texto – Cristiano Nascimento
entrevista – Arthur Anjos

A pele do homem possui aspectos que a difere da pele da mulher, exigindo cuidados específicos para mantê-la saudável. Além da busca por procedimentos, a atenção para esse ponto aumentou a procura por produtos de skincare entre o público masculino, levando ao desenvolvimento de diversas opções no mercado de dermocosméticos.

Em entrevista para a Cartola Mag, a dermatologista Daiane Saldanha destaca as características que tornam a pele do homem mais oleosa, além dos métodos utilizados para diminuir esse efeito. A médica aponta também quais os procedimentos mais procurados por eles, as patologias mais recorrentes em seu consultório e ressalta o que não deve ser esquecido no cuidado com a pele.

Cartola Mag  A pele do homem tende a ser mais oleosa no rosto, e em climas quentes como o de Natal, é ainda mais comum. Como podemos diminuir esse efeito da oleosidade?
Daiane Saldanha – A pele do homem tem mais glândula sebácea, por isso é mais oleosa. Para atenuar essa oleosidade prescrevemos tratamentos tópicos como ácido retinóico/glicólico, além de sabonete e produtos com ação oil control. Podem ser realizados procedimentos como laser e microagulhamento robótico para melhora da textura da pele e diminuição dos poros, característico da pele mais oleosa.

CM – Hoje, uma parte dos homens não sai de casa sem usar algum artifício que melhora visualmente o aspecto da pele, como os corretivos. Quais as consequências do uso prolongado e frequente de maquiagens na pele?
DS – A maquiagem adequada para pele pode ser usada. A atenção deve está na escolha do produto adequado (maquiagem para pele oleosa) e a retirada completa a noite (com sabonete e demaquilantes)

Capaz de afetar a autoestima do homem, a calvície masculina é um problema que merece atenção, diagnóstico e tratamento.

CM  Em relação ao público masculino, quais as principais patologias que você recebe no consultório?
DS – A maior procura ainda está sendo voltado para as patologias do couro cabeludo, principalmente alopecia androgenética (calvície). Hoje dispomos de tratamentos e tecnologias que ajudam a tratar e retardar o avanço da calvície. Outra queixa comum é aparecimento de acne.

CM  E quais os procedimentos estéticos mais procurados pelos homens?
DS – Procedimentos associados ao tratamento da calvície, como MMP (Micro infusão de Medicamentos na Pele) no couro cabeludo, e/ou o Laser Fotona no couro cabeludo. Outro procedimento muito realizado é a aplicação de toxina botulínica, para melhora das ruguinhas da testa e região dos olhos (“pés de galinha”). Nos últimos anos, têm aumentado a aplicação de preenchedores para sustentação do rosto e harmonização facial.

CM  Além dos cuidados com limpeza, que outros fatores têm papel fundamental na saúde da pele?
DS – Para uma pele saudável, além da limpeza adequada, é indicado o uso de produtos para hidratação e tratamento de alguns aspectos como oleosidades, rugas e manchas. A partir dos 30 anos, indicamos tratamentos para estimulo de colágeno e manutenção da qualidade da pele, como ultraformer e radiofrequência, de acordo com cada tipo de pele. Hábitos diários como dormir bem, beber água e ter uma alimentação saudável também contribuem para a qualidade da pele.

CM  Qual a importância de ir ao dermatologista com frequência?
DS – Recomendamos ir a uma consulta pelo menos 1x/ano para manter uma rotina de pele saudável e avaliação de sinais/pintas.

CM – O que não devemos esquecer no cuidado com a pele do homem?
DS – Proteção solar! Hoje temos muitas opções boas de protetores solares, inclusive alguns voltados para pele masculina. O ideal é consultar seu dermatologista e ter a indicação do melhor produto e o melhor tratamento para sua pele.

Daiane Saldanha

Dermatologista associada à SBD. CRM: RN 5320 | RQE: 1275
R. João Paulo I, N° 2160 – Candelária, Natal – RN

Compartilhe: